.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Balneário Piçarras:
Vigilância registra primeiro foco do mosquito da dengue em 2016

O departamento de Vigilância em Saúde de Balneário Piçarras detectou o primeiro foco positivo para a larva do mosquito da dengue em 2016. O registro foi feito no fim da semana passada, em uma armadilha montada na região central do município.

Segundo o agente sanitarista André Ladwig, cinco amostras recolhidas foram submetidas a análise. "Constatamos a presença de cinco larvas do mosquito da dengue. Esse é o primeiro registro do ano", confirmou Ladwig. O agente lembra que, no ano passado, a Vigilância em Saúde contabilizou oito focos positivos.

Apesar do registro, Ladwig considera a situação "dentro da normalidade", já que ainda não há casos da doença dentro do município. "O trabalho de prevenção e combate ao mosquito tem surtido efeito, mas de nada vale se a população não contribuir", alerta.

O profissional se refere a uma série de negligências verificadas no município de Balneário Piçarras, especialmente no que diz respeito à prevenção. "O problema das piscinas plásticas persiste. O veranista viaja de volta para sua cidade e deixa aquela água parada por 10, 15 dias. Como o ciclo do mosquito é de sete dias, o risco é iminente", revela o gente sanitarista.

A medida sugerida é o uso de pedras de cloro na água, que impede a proliferação da larva. "Uma pedra de cloro custa quatro reais. Trata-se de uma medida simples, barata e ao alcance de todos", acrescenta Ladwig.

*****


Repartições públicas param nos dias 8 e 9 de fevereiro

A Secretaria de Administração  comunica que a Prefeitura e as demais repartições públicas do município de Balneário Piçarras estarão fechadas nos dias 8 e 9 de fevereiro, segunda e terça-feira, em virtude do período de Carnaval. O atendimento ao público volta a funcionar normalmente na quarta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 13h30.

Apenas os serviços essenciais (a unidade de Pronto Atendimento central, o Conselho Tutelar, as fiscalizações tributária e sanitária e a Secretaria de Obras) funcionarão normalmente, sem recesso durante o período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário