.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Camboriú:
Município terá programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Logo no início do mês de março temos uma data muito importante para celebrar - o Dia Internacional da Mulher. A data começou a ser definida em 1911, a partir de um incêndio ocorrido em uma fabrica têxtil em Nova York, onde 130 operárias morreram carbonizadas. Porém, a luta das mulheres por igualdade econômica e política é bem mais antiga.

As lutas começaram no final do século 19. Organizações femininas vindas de movimentos operários protestavam em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os baixos salários da Revolução Industrial, levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Ao longo do tempo as greves e protestos tornaram-se mais frequentes, mas apenas em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional, que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, e em 1977 o 8 de março foi reconhecido oficialmente pela ONU.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 20 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 70, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.

“As mulheres são determinantes em nossa sociedade e, além disso, nós mulheres estamos sempre preocupadas em cuidar do nosso próximo, então nada mais justo termos um tempo para realizar cuidados especiais conosco, para comemorar esta data”, declarou a Prefeita Luzia Coppi Mathias.

Em Camboriú a programação em homenagem às mulheres será no dia 5 de março, sábado, na Praça das Figueiras, a partir das 13h, onde um cronograma especial com atividades promovidas pela Prefeitura, através de suas secretarias e parceiros, será oferecido.

Durante a tarde haverá apresentações e exposições artísticas, brincadeiras para as crianças, orientação ambiental, informações sobre saúde da mulher e auto-exame  de prevenção do câncer de mama, orientação jurídica, distribuição de mudas de flores e árvores e, claro, cuidados com a beleza, como corte de cabelo, manicure, maquiagem, fotografia e alguns brindes. Além disso, algodão doce e pipoca pra criançada.  

“Esta é uma ação para brindar as mulheres camboriuenses. Para que elas tenham tempo de se dedicarem a cuidados pessoais, onde receberão orientações importantes sobre saúde, beleza, trabalho e família”, enfatizou o Vice-prefeito José Rodrigues Pereira.

*****


Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social fecha parceria para cursos gratuitos

A partir desta segunda-feira, dia 29, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através de uma parceria com a Escola Profissionalizante Yes Bras e SESC estará com inscrições abertas para os cursos de informática, inglês, artesanato e macramê. Ao todo 50 vagas são ofertadas de forma gratuita.

Para se inscrever o interessado deve ter mais de 14 anos e ir até a Secretaria de Assistência Social, na Rua Presidente Costa e Silva, 329, centro, das 12h às 18h, com comprovante de residência e um documento de identificação.

Os cursos de inglês e informática serão ministrados na Escola Yes Bras, já os de artesanato e macramê no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes, localizado na Rua Minas Gerais, 658, Bairro Areias.

Dúvidas e outras informações através do telefone (47) 3365-0607.


Nenhum comentário:

Postar um comentário