Itajaí:
Presidência da câmara reúne equipe para definir metas de
2016
O Presidente da Câmara de
Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (DEM), reuniu a equipe de
secretários e diretores nesta segunda-feira (1º) para traçar as metas do
Legislativo para 2016. Entre os objetivos está o desenvolvimento do projeto
Câmara Sustentável. Melhorias no sistema de votação, abertura de concurso
público e certificação de qualidade em gestão também estão entre as novidades.
Assim como fez em 2015, quando
economizou R$ 10,9 milhões e os devolveu à Prefeitura, neste ano a Câmara
pretende continuar economizando no que for possível. “Realizaremos este tipo de
encontro de forma contínua, planejando a Câmara para otimizar os recursos,
reduzir gastos e melhorar nossos serviços. Entendemos que a população gasta com
a Câmara, mas também que ela é absolutamente necessária para a democracia.
Então, o que precisamos com urgência é aumentar nossa eficiência e
profissionalizar o Legislativo para que o cidadão se sinta representado aqui
dentro”, destacou Pissetti.
Já na primeira sessão, nesta
terça-feira (2), os vereadores utilizaram o novo sistema de votação adotado
pela Câmara. Mais moderno e mais seguro, o sistema deve garantir ainda mais
transparência na deliberação dos projetos.
O sistema de gerenciamento de
projetos de lei e outras proposituras também foi modificado e agora todos os
vereadores, servidores e a comunidade poderão acompanhar de forma prática as
tramitações, o que deve tornar as discussões mais qualificadas e as votações
mais céleres.
Em fase final de elaboração,
também está o novo site institucional da Câmara, que será mais moderno,
interativo e prático. No campo administrativo, também estão previstas
reformulações na legislação interna, eventos e sistema de protocolo.
Já para economia dos recursos
naturais, em 2016 a Câmara seguirá com o desenvolvimento do Plano Câmara
Sustentável, instituído pela Lei 6679/2015, que prevê investimentos em
planejamento sustentável, eficiência energética, uso racional de materiais e
gestão de resíduos, entre outros. A primeira ação deve ser a elaboração de um
macroprojeto para definição do plano de sustentabilidade do edifício sede do
Legislativo. “É preciso destacar que este plano não configura gasto, mas sim um
investimento para futura economia”, explicou Pissetti.
Outro importante objetivo em 2016
é a busca pela certificação ISO 9001, que tem como algumas das etapas a
melhoria da gestão da instituição em termos financeiros, de saúde ocupacional,
meio ambiente e segurança, com o objetivo final de qualificar os serviços
prestados.
Em relação ao Controle Interno da
Casa, já está em fase de elaboração um Plano de Auditoria Interna e a previsão
é que a Câmara abra, ainda no primeiro semestre, concurso público para o cargo
efetivo de Controlador Interno, profissional que auxiliará na gestão dos
recursos.
Capacitação de Vereadores e Servidores
Em 2016, a Câmara dará
continuidade ao Programa de Capacitação e Incentivo à Qualificação Funcional,
realizado em parceria com a Univali e a Feapi. Nesta etapa serão oferecidas
disciplinas obrigatórias, comuns a todos os servidores e vereadores, e algumas
optativas, de diferentes áreas.
Aos vereadores ficará autorizada
a realização de um curso fora da cidade por ano, desde que o assunto seja
relevante para a Câmara e que o próprio vereador arque com as despesas de
inscrição, hospedagem e transporte. Assim, o vereador que apresentar os
comprovantes de realização do curso terá sua ausência abonada.
Novo Horário
Outra novidade anunciada pelo
Presidente foi a volta do horário de atendimento das 8h às 19h, a partir de 1º
de março. No ano passado, para auxiliar na economia de recursos a Câmara passou
a funcionar provisoriamente em turno único, mas em 2016 com a reformulação de
todo planejamento financeiro do Legislativo optou-se por abrir as portas também
no período da manhã, para que mais pessoas possam usufruir dos serviços prestados.
Balcão de Empregos e serviços da Caixa
Em 2016, o Balcão da Cidadania da
Câmara de Vereadores de Itajaí deverá retomar as atividades do Balcão de
Empregos, com mais opções de vagas e a já tradicional formulação do currículo
profissional, a fim de facilitar o encaminhamento do candidato à vaga.
Além destes, o Balcão seguirá
oferecendo a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito,
orientação jurídica e os serviços da Central de Documentos Perdidos. A Câmara
estuda ainda, novos serviços que poderão ser implantados. Vale ressaltar que
desde que foi criado, em 2009, o Balcão já registrou mais de 113 mil
atendimentos.
Desde 2013, o prédio da Câmara
abriga um posto da Caixa Econômica Federal, cujo objetivo inicial era
proporcionar alguns serviços em complemento aos oferecidos pelo Balcão da
Cidadania. Com as instalações e atividades estabelecidas, a Câmara retomará as
tratativas para que a Caixa dê sua contrapartida e ofereça ainda mais serviços
à população.
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