.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Navegantes:
Pedágio da APAE no sábado de carnaval arrecada R$ 11 mil

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Navegantes realizou no sábado (6), o 4º Pedágio APAE Folia em prol da Associação. Funcionários, familiares, voluntários e membros de diversas entidades filantrópicas do município se engajaram, mais uma vez, nesta importante causa.

Na ocasião foram arrecadados R$ 11.039,05, que serão investidos na aquisição de mobiliário para a nova sede da entidade, localizada próximo a BR 470. “Queremos agradecer de coração a todas as entidades, voluntários e as pessoas que pararam para colaborar com o nosso pedágio”, agradece a presidente da Apae de Navegantes, Clenira Pivatto.

Sobre a APAE de Navegantes
A APAE de Navegantes atende atualmente 166 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Tem como objetivo oportunizar ações em defesa aos direitos, proteção, orientações, prestação de serviços educacionais, clínicos e assistenciais de apoio às famílias, direcionados à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a construção da cidadania através da inclusão social, profissional e escolar.

*****


Navegay atrai público de 120 mil foliões

Irreverência e muita diversão foi o que não faltou na 38ª edição do Navegay, o maior bloco de sujos do Sul do país. E a mudança de local não foi motivo para que, segundo estimativas da Secretaria do Turismo, cerca de 120 mil pessoas comparecessem ao desfile que aconteceu pela primeira vez na Av Beira Mar Prefeito Cirino Adolfo Cabral, em que 11 trios elétricos fizeram a alegria da galera.

Como a festa começou?   
O primeiro Navegay teve início em 1978, com um grupo de oito integrantes da família Souza, do bairro São Domingos. A turma queria se divertir na segunda-feira de carnaval, resolveram se fantasiar de mulheres e sair pelas ruas da cidade. O primeiro nome do bloco foi “Banho da Dorotéia”, pois o grupo já fantasiado saiu em cima do caminhão de Norival Souza, com destino a praia central do município. No ano seguinte, o Grupo que já ganhava alguns simpatizantes era chamado apenas de “Bloco da Dorotéia”.

Em 1980, ano em que a escola de Samba Unidos de São Domingos foi fundada, o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes da agremiação resolveram sair também no bloco de sujos. Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo, que já envolvia componentes de todo o município, passou a atravessar o Ferry Boat e desfilar pelas ruas de Itajaí. A cada ano, mais pessoas se juntaram ao bloco, que passou a desfilar somente em Navegantes. 

Com o passar dos anos, as mulheres começaram a participar também e o bloco ficou conhecido como “Navegay”, devido às fantasias de sexo oposto que os integrantes usavam. Atualmente, aquele que era um pequeno grupo de família se transformou no maior bloco de sujos do sul do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário