.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Camboriú:
Projeto da Secretaria da Educação é certificado pelo Selo Social

O desejo da Secretaria de Educação de Camboriú em formar cidadãos conscientes a respeito da preservação do Meio Ambiente, fez com que o setor recebesse o Selo Social em reconhecimento ao Projeto Piloto sobre o Ensino de Ciências, com ênfase em Educação Ambiental, realizado com os anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação contemplou etapas de execução como orientação para implantação; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos professores de ciências; formação continuada para os profissionais e para a equipe gestora, além do acompanhamento dos resultados.

O Selo Social é um projeto idealizado pelo Instituto Abaçaí de mobilização, organização e desenvolvimento socioterritorial, que envolve empresas, órgãos públicos e entidades com objetivo de promover o desenvolvimento social, visando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que são popularmente conhecidos como Oito Jeitos de Mudar o Mundo.

Através do projeto executado, a Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Educação, contribuiu para três, dos oito objetivos do milênio, impactando na Educação básica de qualidade para todos; Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

“Ficamos realmente satisfeitos com esse reconhecimento, especialmente porque em um primeiro momento este não era o nosso objetivo. Iniciamos com a ideia no intuito de promover a educação ambiental junto aos alunos, de modo a torná-la mais intensa em nosso município, para que tenhamos cidadãos mais responsáveis no futuro”, enfatizou a Secretária de Educação, Fátima Gervásio.

Durante o projeto os alunos tiveram aula de campo, para observar os ambientes que os cercam e identificar os diversos tipos de resíduos depositados pelas ruas. Esta atividade permitiu aos estudantes perceberem que cada descarte incorreto do lixo, os detritos se tornam um possível poluidor do Meio Ambiente. Após a coleta de alguns materiais foram feitas a separação e classificação, trabalhando então a importância da coleta seletiva. Os estudantes realizaram ainda aula prática de observação de solos, reconhecendo os principais tipos, sua utilização e importância da preservação.

“Nossa ideia agora é dar continuidade ao projeto e ampliar a educação ambiental, aumentando assim o impacto positivo ao ambiente, em longo prazo”, finalizou Fátima.

Educação ganha novo incentivo na região da Amfri
Quando falamos na formação de cidadãos logo nos vem à mente a necessidade de uma educação de qualidade. Para alcançar esta meta, na região da Amfri um novo estímulo surgiu com a criação do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI).

Na segunda-feira, dia 25, o Centreventos de Itajaí, foi palco para o lançamento oficial do colegiado, que tem como foco realizar um trabalho em rede, buscando a troca de experiências, soluções conjuntas e unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos, a fim de solucionar pendências no processo de gestão da educação pública dos dez municípios da Amfri. Além de envolver o trabalho coletivo e cooperativo dos dez municípios, o CoGEMFRI permitirá, ainda, a intervenção interativa de outras organizações da sociedade civil - privadas ou não, e terá o apoio institucional da Amfri.

Camború faz parte deste seleto grupo e esteve presente na noite de apresentações. “Este incentivo é extremamente importante para que possamos compartilhar nossas experiências com outras cidades e definir maneiras para melhorar o ensino em toda a região”, ressaltou a Secretaria de Educação do município, Fátima Gervásio.

Conforme a consultoria em educação da Amfri, os benefícios para os municípios são inúmeros, com destaque para o acesso a programas, verbas públicas e recursos do setor privado, destinados à melhorias na educação e efetivação de projetos conjuntos, como, por exemplo, a formação de professores, aquisição de metodologias e tecnologias específicas para o desenvolvimento do ensino, o que faz alavancar a possibilidade de uma educação de qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário