.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Camboriú:
Corpus Christi marca feriado e ponto facultativo no município

A Prefeitura de Camboriú comunica que nesta quinta-feira, dia 26, em função da celebração de Corpus Christi, fica estabelecido feriado municipal conforme Decreto nº 3.093/2016, dessa forma os órgãos públicos estarão fechados.

Já na sexta-feira, dia 27, fica decretado ponto facultativo na cidade, onde serão mantidos os serviços da saúde através da Policlínica Central, localizada na Rua Porto Alegre, a Unidade de Saúde do CAIC, no Monte Alegre, e o Pronto Atendimento (PA) da Fundação Hospitalar. O Portal Turístico abrirá das 9h às 15h e a Secretaria de Saneamento Básico manterá os serviços de limpeza e coleta de lixo.

*****


Projeto de Camboriú na área da saúde foi um dos destaques da 5ª Mostra HumanizaSus

Camboriú foi uma das 21 cidades catarinenses escolhidas para participar da 5ª edição da Mostra HumanizaSus, realizada em Lages, na última semana . Os projetos apresentados tinham como foco as intervenções voltadas para as práticas inclusivas e humanizadas, além da inclusão e participação social, orientadas pelas Diretrizes Nacionais da Política de Humanização do Ministério da Saúde.

Os representantes camboriuenses levaram até a Serra Catarinense um trabalho científico elaborado e executado pelo Coordenador da Atenção Básica do município, Paulo Nader, e pela Enfermeira do ESF da Unidade de Saúde do Bairro Areias, Ana Paula Finckler Nader, e tinha como tema: Ações de Educação em Saúde e Prevenção da Gestação na adolescência, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Areia.
“Além de ser desenvolvido na unidade de saúde do bairro, o projeto também abrangeu as escolas da localidade, tendo como objetivo reduzir a gravidez na adolescência. Então realizamos roda de conversa com os adolescentes e toda equipe de ESF, e, também, um grupo de gestantes”, comentou Paulo.

As ações tinham como intuito apresentar a realidade Social e os problemas relacionados a uma gravidez na adolescência, além de discutir temas como: sexualidade, métodos contraceptivos e o planejamento familiar. Durante a aplicação do projeto foram acompanhadas 28 gestantes, dessas, 16 eram menores de 19 anos.
“Tendo em vista essa realidade, foi levantada a necessidade de um trabalho de intervenção, visto que uma gravidez nessa fase pode interromper muitos sonhos, além de ser acompanhada pela baixa escolaridade e pela pobreza, segundo referências científicas levantadas sobre Gestação na Adolescência. Com isso a Saúde de Camboriú esta realizando ações com grande Impacto Social com o objetivo de fortalecer o SUS e humanizar cada vez mais nossas práticas”, finalizou Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário