.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Desperdício de dinheiro

Meus amigos, quando a gente para um pouco e pensa o quanto o Brasil joga dinheiro fora, chega a dar uma revolta.
Não vamos muito longe, aqui em nosso estado, em um pequeno espaço, você vê obras inacabadas com milhões já investidos e a obra esta parada.
Três exemplos em poucos quilômetros. Em Ilhota uma ponte sobre o Rio Itajaí está parada. Em Gaspar travessia do mesmo rio e mais uma ponte parada pela metade. Já em Balneário Camboriú a famigerada passarela da Barra, travessia de um bairro para outro, um elefante branco com dinheiro investido dos cofres do município.
Só três obras citadas e mais de 100 milhões de reais jogados no ralo da incompetência. Dinheiro esse que muitos dizem ser verba da Dilma. Outros já alegam que esse dinheiro é do Colombo e em BC dizem: deixa pra lá é o Piriquito que está gastando. Grande engano, nas três esferas que citei, o dinheiro é seu e não dos governos, que só querem fazer nomes para as próximas eleições.
Essas obras se prontas servem à população em suas demandas, mas falta respeito com o contribuinte, porque essa gente que gasta o seu dinheiro está assaltando, não os cofres públicos, mas sim a sua carteira.

Pense nisso.



Camboriú:
Agricultores recebem novas habitações

Começou nesta segunda-feira, dia 29, em Camboriú, os encontros com as sete famílias que serão contempladas pelo Projeto Habitação Rural, da Caixa Econômica Federal. O programa foi criado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a construção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, onde os beneficiados pagam apenas 4% do custo da moradia. O pagamento inicia um ano após o recebimento da casa e pode ser feito parcelado.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, as famílias foram selecionadas através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e, também, após fornecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (Sintruc), documentos que comprovassem que a família se enquadra nos pré-requisitos do programa.

Além disso, as famílias selecionadas devem atender algumas exigências para terem direito a moradia. Participar dos encontros que serão realizados mensalmente em parceria com Caixa, Prefeitura, Sintruc e Secretaria de Assistência Social é uma delas. 

Cada encontro terá um tema específico relacionado à área rural e um especialista como facilitador. Na primeira reunião, na última segunda-feira, o tema foi o cultivo da rizicultura, que teve como ministrante um o técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Ao longo dos próximos meses serão abordadas as técnicas do cultivo de hortaliças, agrojardinagem, preservação de moradias, entre outros temas. 

“Ficamos muito felizes em ver que as parcerias estão dando certo em nosso município. Através da Caixa, poderemos proporcionar mais conforto e condições para que essas famílias possam melhorar e crescer economicamente”, afirmou o Secretário John Lenon Teodoro. 

*****


Trabalhadoras rurais passam por curso de capacitação

Começou nesta segunda-feira, dia 29, o curso Desenvolvendo o empreendedorismo das mulheres na Gestão dos Negócios, promovido através do programa Com licença vou à luta. Durante todas as segundas-feiras de julho, 15 mulheres da área rural de Camboriú se reunirão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sitruc), para aprender como ter uma participação efetiva na gestão e economia de suas propriedades e/ou produtos fabricados.

O programa foi criado pelo Sistema de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e tem carga horária de 40 horas. Todas as participantes ganharão ao final do curso um certificado, além, claro, do plano de negócios que produzirão durante as aulas.

“Esse é o primeiro dos muitos cursos que o SENAR pretende realizar em Camboriú. Queremos aumentar o desenvolvimento social da cidade e preparar as mulheres da área rural para administrar seus próprios negócios”, esclareceu a instrutora geral do SENAR de Santa Catarina, Marinei Sabadin Balbinot.

O curso, totalmente gratuito, é dividido em cinco módulos com conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano. As participantes recebem um livro com o conteúdo a ser estudado, apostila de atividades, camiseta, boné e um estojo com calculadora, lápis e caneta. Com o apoio da Prefeitura, as alunas recebem também o translado até o Sindicato.

“Já tenho o lugar para abrir um restaurante, mas não sabia como começar e acredito que aqui vou aprender”, explicou Maria Inês Gonçalves, moradora da Localidade de Caetés. Ainda segundo as alunas, no primeiro dia o curso já superou as expectativas.
“Ao final cada uma terá o seu plano de negócio e todas as dicas para empreender com responsabilidade e segurança”, concluiu a instrutora, Marinei.

*****


Nesta quarta-feira tem sessão extraordinária em Camboriú

Será realizada uma sessão extraordinária na Câmara de Camboriú na próxima quarta-feira (01), às 14h. Entram na pauta três projetos de lei, um projeto de resolução e mais três requerimentos.

Em segunda votação, passa por discussão no plenário o projeto do vereador Osvandir Cordeiro, o Wander, que estipula medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

Confira a pauta:

Executivo 1ª Votação
O documento nº 38 institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente – FMMA.  O Fundo ficará vinculado à Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável – FUCAM, com o objetivo de implementar as ações destinadas a uma gestão adequada dos recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de forma a garantir o desenvolvimento integrado e sustentável, bem como a elevação da qualidade de vida da população local.

De número 39, o projeto de lei dispõe sobre um convênio entre a prefeitura e a Ação Social e Cultural de Monte Alegre. O objeto do convênio consiste no repasse de recursos financeiros, com a finalidade de custear parte das despesas com a realização do projeto “Quermesse Cultural Senhor Bom Jesus 2015”. O valor do recurso é de R$ 20.000,00.

Legislativo 2ª Votação
O projeto de lei nº 28 apresentado pelo vereador Osvandir Cordeiro, o Wander, estabelece medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue.

Resolução 1ª Votação
De autoria da Mesa Diretora, o projeto de resolução 09 autoriza a Câmara a firmar convênio com a Parlaamfri.

Requerimentos
Do vereador Carlos Alexandre Martins (Xande) – SD, solicita informações para a secretaria de saúde sobre gastos e empenhos.

O vereador Carlos Alexandre Martins (Xande) – SD solicita informações sobre aluguéis de imóveis realizados pelo Executivo.

Do vereador Osvandir Cordeiro – Wander, que deseja entregar uma homenagem para a Associação Atlética Brejeiros de Futevôlei – ABREF.



Balneário Camboriú:
Sincomércio  e Fecomércio lançam rede de monitoramento da Câmara de Vereadores

O Sindicato do Comércio de Balneário Camboriú e Camboriú e (Sincomércio), em parceria com a  Fecomercio SC, implantam na próxima segunda-feira, 6 de julho, às 10h, em Balneário Camboriú, a versão municipal da Rede Estadual de Assessoria Legislativa (Renalegis SC), que vai monitorar o trabalho da Câmara de Vereadores. "Muitos projetos que estão tramitando nas câmaras de vereadores causam impacto nas empresas do comércio. Por isso destacamos a necessidade de se fazer o acompanhamento destas proposições e de se ter um atuação efetiva, transparente e propositiva junto aos legislativos municipais", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Ele acrescenta que o diálogo é a melhor estratégia para a defesa dos interesses do setor terciário junto aos poderes públicos e, por isso, a implantação da Renalegis chega num momento importante da economia catarinense. O presidente do Sincomércio, Hélio Dagnoni, explica que as 438 proposições que tramitam na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foram analisadas pela Renalegis, que elencou 51 delas com potencialmente importantes ao setor na cidade, merecendo atenção e atuação.

No Estado, foram analisadas 4.589 proposições que tramitam nas câmaras de vereadores de 10 municípios nas atuais legislaturas. Por intermédio da Renalegis SC foram elencadas 488 como potencialmente impactantes ao setor terciário e que devem ser monitoradas. O secretário geral da Confederação Nacional do Comércio, Marcos Arzua, disse que a Renalegis é um fórum de discussão que procura identificar as ações legislativas no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) que sejam do interesse do comércio de bens e serviços. Segundo o diretor executivo adjunto da Fecomércio, José Agenor de Aragão Júnior, o objetivo agora é tornar as entidades sindicais patronais do comércio cada vez mais próximas da realidade dos empresários, nas suas localidades. “Santa Catarina sempre teve um protagonismo na Renalegis da CNC, para que pudéssemos ter uma atuação preventiva e propositiva. Já atuávamos fortemente junto à Assembleia Legislativa e agora, com a Renalegis SC, vamos fazer esse trabalho junto às câmaras de vereadores”, afirmou.

De acordo com dados da Fecomércio, o Estado possui hoje 623.627 empresas do setor. Elas respondem por 59% do PIB estadual. Além disso, o setor é responsável por 71,1% de toda a arrecadação de ICMS atual e emprega 61,34% da força de trabalho do Estado.  Em Balneário Camboriú, o percentual de trabalhadores no setor em relação ao total de empregos gerados no município chega a 82,2% e a participação do setor no valor adicionado chega a 78,4%.

*****


Estação Cultural de Inverno 2015 começa quarta-feira

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança nesta quarta-feira, 1º de julho, a Estação Cultural de Inverno 2015. O lançamento está programado para as 15h na Praça Bruno Nitz, em frente ao teatro municipal, com muita música.

A programação da Estação Cultural totaliza mais de 60 eventos que vão acontecer em diversos locais até 20 setembro. São espetáculos teatrais, shows, festivais de música, muita dança e festas grandiosas, reunindo manifestações artístico-culturais de variadas áreas.

“Este evento faz parte do programa Humanizando com Arte, que integra a estratégia lançada pelo prefeito Edson Piriquito de humanização da cidade em todos os setores. Nesse caso, a proposta é manter o inverno de Balneário Camboriú aquecido com uma programação diversificada e repleta de atrações culturais para toda a comunidade e visitantes”, explica Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural.

Confira a programação e acesse o menu Eventos no site: www.culturabc.com.br para conhecer a programação completa com sinopses, locais e horários.

1º de julho – Circuito Sesc de Música – Brass Groove Brasil – Teatro Bruno Nitz
2 de julho – Circuito Sesc de Música – Arnou de Melo Quarteto – Teatro Bruno Nitz
3 de julho – Circuito Sesc de Música – Os Skrotes – Auditório do Centro Educacional Vereador Santa – Final da Rua 2450
3, 4 e 5 de julho –  Espetáculo: Quem atirou o pau no gato? /LIC
8 de julho – Espetáculo: João e Maria e o salvamento de uma árvore 
8 de julho – Exposição fotográfica Jusselen Nunes/LIC
10, 11 e 12 de julho – Arraial do Bom Sucesso
10 e 11 de julho - Espetáculo: Em Respeito a Dor
11 e 12 de julho - Festa da Tainha do Estaleiro
12 de julho – Espetáculos: Escola de Teatro Viva – Mostra de Teatro
13 de julho – João e Maria e o salvamento de uma árvore
14 a 17 de julho – Espetáculo musical: Festival Cultural BOI (Bandas Organizadas Independentes de SC)
19 de julho – Espetáculo de dança – Janela Mágica
20 de julho –  Lançamento documentário – Higino Pio, verdade revelada /LIC
22 de julho  – Exposição fotográfica Dagma Castro
23 a 26 de julho – Espetáculo: Além das Estrelas do Céu
30 e 31 de julho – Espetáculo: Se Piorar Estraga
7 a 9 de agosto – Eliminatórias – 5º Festival da Canção de Balneário Camboriú – 2015
15 de agosto – BC Invasion – Música eletrônica
17 a 20 de agosto – BC Foto
22 de agosto – MUdança Urbana – Danças urbanas
22 de agosto – Grande Final do 5º Festival de Canção de Balneário Camboriú
4 a 6 de setembro – Festa das Nações
12 a 20 de setembro – 3° Acampamento Farroupilha

Mais informações: Departamento de Eventos – (47) 3366.4325, das 13h às 19h



Itajaí:
Município passa a coordenar Parque da Atalaia e Viveiro Fazenda Nativa

Proteger ecossistemas naturais e promover atividades de caráter educativo e sustentável. Estes são alguns objetivos do Parque da Atalaia, que passa a ser coordenado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí. A Unidade de Conservação mais conhecida do município era gerida pelos órgãos municipais através de um repasse anual para o Instituto Brasil Ambiental – IBRA. 

Criado em 25 de janeiro de 2007 através do Decreto nº 8107, o Parque possui aproximadamente 19 hectares. A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí justifica a decisão por concluir que o município tem competência para gerenciar e monitorar o espaço. Além disso, a decisão resulta também na redução de custos financeiros, atendendo a vigência do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Nº 13019/2014). O convênio com o IBRA encerrou em junho, e o município a partir de agora passa a gerenciar o Parque e o Viveiro.

Além da Unidade de Conservação, a FAMAI e a Secretaria de Obras de Itajaí passam a coordenar também o Viveiro Fazenda Nativa. O local, conhecido pela produção e distribuição de mudas, terá as atividades realizadas pelo Horto Municipal, que possui profissionais qualificados tanto para o cultivo quanto para a distribuição e plantio das mudas, maquinário adequado para este trabalho, além de insumos como terra e adubo orgânico.

O Município de Itajaí possui seis unidades de conservação, nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável. Agora, todas elas são mantidas e coordenadas pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), com o objetivo maior de proteção aos recursos hídricos, biodiversidade, e ecossistemas vinculados a estas áreas.
A visitação ao Parque é gratuita, e pode ser feita individualmente ou em grupos (com agendamento prévio na Fundação do Meio Ambiente). O Parque da Atalaia abre de quarta-feira a domingo, das 08 às 18 horas. Já o horário de funcionamento do Viveiro Fazenda Nativa permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

*****


Chuva seguida de frio intenso no fim da semana em Santa Catarina

Nesta terça-feira (30) o tempo começa a ficar instável com chuva no Oeste, se estendendo para as regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer da manhã, devido ao avanço de uma frente fria. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, condições de chuva no período da tarde e noite. Há risco de temporal com rajadas de vento e granizo localizado nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste.

A partir da tarde de quinta-feira (02) volta a ocorrer chuva em Santa Catarina, se estendendo para madrugada e manhã sexta-feira (03). Risco de temporal com pontuais mais elevados de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte na sexta, por influência de uma nova frente fria.

No sábado (04), uma massa de ar frio de origem polar avança por Santa Catarina, deixando o tempo estável e ensolarado em todas as regiões. A temperatura declina acentuadamente e a sensação será de frio intenso devido ao vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.
No domingo (05) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa, negativa na serra catarinense (-7ºC) e de -2ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada moderada a forte de forma ampla.

Após a passagem de uma frente fria na sexta-feira (03), o avanço de um sistema de alta pressão mantém o vento sul forte e persistente, provocando forte agitação marítima no Litoral catarinense. As ondas ficam mais altas a partir da noite de sexta-feira com picos de 3,0 m, aumentando rapidamente para 3,5 e 4,5 m no decorrer de sábado e durante o domingo.

Atenção para sábado e domingo (04 e 05): o vento de sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 80km/h) na madrugada e manhã de sábado deixam o mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram


Porto Belo:
Fundação habilita cinco projetos no edital de incentivo à cultura

A Fundação de Cultura divulgou nesta segunda-feira, 29, a lista com os projetos aprovados para a próxima fase do Edital de Fomento à Cultura. Ao todo, cinco propostas foram habilitadas e serão agora avaliadas pela Comissão de Parecistas Externa, no dia 14 de julho, das 13h30 às 17h.

A presidente da Fundação de Cultura, Fabiana Kretzer, explica que os projetos passarão por análise criteriosa antes da divulgação dos vencedores. "Os habilitados terão seus projetos apreciados por uma comissão externa, onde os conteúdos, a relevância artístico e cultural, abrangência, enfim, serão levados em consideração, conforme edital”, ressalta. O resultado será divulgado no dia 20 de julho, no site da Prefeitura Municipal de Porto Belo.

O prefeito Evaldo Guerreiro destaca os investimentos do município na valorização da cultura local. "Cultura hoje é tratada como política pública. Fizemos isso quando conseguimos matricular quase 800 pessoas nas oficinas da fundação e quando lançamos um edital para valorizar os artistas da nossa cidade", ressaltou o prefeito.

Os proponentes habilitados para a segunda etapa foram: Alesandra Jansen Gomes, Angelo Cesar da Silva, Gabriel Amorim, Claudio José Dadam e Gilmar Castro Moura, com os seguintes projetos:

1) – Ventos Violentos - Alessandra Jansen Gomes (literatura – R$ 5.000,00)
2) – Música Orgânica - Angelo Cesar da Silva (música – R$ 6.900,00)
3) – Artes Visuais - Gabriel Amorim (artes visuais – R$ 7.000,00 )
4) – Intercâmbio - Gilmar Castro Moura (intercâmbio – R$ 7.000,00)
5) – Enluarada a Lua - Cláudio José Dadam (literatura – R$ 5.000,00)


Itapema:
Preservação da Praia Grossa voltará a ser pauta na Câmara de Vereadores

Na noite de quinta-feira, 25 os vereadores Vanio Cesar (PT) e Magnus Guimarães (PDT) estiveram reunidos com ambientalistas discutindo a reapresentação do Projeto de Lei que criará o Monumento Natural da Praia Grossa e Ponta do Cabeço.

O encontro serviu para colher opiniões sobre o Projeto de Lei que durante o ano de 2013 foi apresentado com o nº 029/2013 para apreciação na Câmara de Vereadores e, embora tenha sido um projeto de iniciativa popular e que constou a assinatura de 2.232 cidadãos e cidadãs itapemenses, foi rejeitado pela maioria dos vereadores presentes na sessão do dia 22 de outubro de 2013. Na ocasião apenas os vereadores Magnus (PDT), Vanio (PT), Fafá (PP) e Lázaro (PSDB) votaram a favor do projeto de iniciativa popular.

Insatisfeitos com o resultado daquela votação uma vez que o Projeto de Lei foi derrubado pela bancada governista, os vereadores Vanio, Magnus e Fafá resolveram reapresentar o tema para ser discutido e votado por entenderem que a Praia Grossa é um patrimônio natural, sendo atualmente a única praia agrestes de Itapema, merecendo ser preservada não apenas sob o aspecto natural mas podendo ser explorada com a implantação do ecoturismo.

Dentre as justificativas que embasam a reapresentação do Projeto de Lei os parlamentares destacam três principais pontos: O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito público que transcende os interesses individuais e o respeito pelo ambiente e pela vida deve ser sempre preservado para as presentes e futuras gerações (matéria expressa na Constituição Federal); A Lei 11.428/2006 em seu Artigo 11, inciso I, letra “a” por se tratar de uma área de mata atlântica em estágio médio ou avançado de regeneração e que abriga espécies da fauna e da flora que se acham ameaçados de extinção, “a sua supressão é totalmente vedada”; A criação do Monumento Natural da Praia Grossa e Ponta do Cabeço poderá se tornar um ponto estratégico para o turismo ecológico, para a educação ambiental e para a preservação de espécies em extinção bem como permitirá a coexistência pacífica e produtiva entre o domínio público e o privado.

Ao concluírem o encontro, os vereadores Vanio e Magnus se disseram muito satisfeitos com a participação das entidades ambientalistas e reafirmaram a sua disposição em tentar sensibilizar os demais parlamentares que compõem o legislativo itapemense a compreenderem sobre a importância da criação do Monumento Natural e aprovarem o Projeto de Lei que será protocolado na Casa de leis nos próximos dias.



Penha:
Projeto de construção do Galpão do Pescador é cadastrado em Brasília

A Prefeitura de Penha protocolou junto ao Ministério da Pesca e Agricultura o projeto para construção do Galpão dos Pescadores, em Armação. Com o projeto arquitetônico já concluído pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), o Governo esperar obter R$ 639.900,41 junto à esfera federal para idealizar o projeto.

"Nossa intenção é construir uma estrutura que permita que os pescadores reformem suas embarcações em uma área segura e própria", explicou o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). A proposta financeira de convênio da Prefeitura será analisada pelos técnicos federais.

"Nosso setor de convênios fez o cadastro deste projeto junto ao Governo Federal e agora esperamos o aporte financeiro para desenvolver esse projeto. Sem esse apoio, buscaremos outras vias para concretizar a obra", acrescentou o prefeito. O galpão possui 600 metros quadrados e 20 boxes para os pescadores desenvolverem seus afazeres.

Além disso, o projeto arquitetônico prevê a construção de um mezanino onde ficarão instalados os escritórios. Questões básicas sanitárias também foram projetadas no arquitetônico, que possui 10 metros de frente por 50 metros de fundo. O galpão foi projetado para um terreno em Armação do Itapocorói, em uma área de frente para o mar.

Segundo relatos de pescadores locais, há muitos problemas com vandalismo, invasões e até campismo no terreno que é da Prefeitura e cedido para usufruto dos artesanais. "Queremos diminuir tais problemas, além de criar um espaço até para venda direta do produto pescado em alto mar", finaliza o prefeito.

*****


Prefeitura divulga programação oficial dos 57 anos de emancipação

A Prefeitura de Penha divulgou nesta terça-feira, 30, a programação do mês de aniversário de emancipação política de Penha, que em 2015 completa 57 anos. Focando na entrega de 27 obras públicas, a programação começa nesta quarta-feira, 1º de julho, com a abertura dos Jogos Escolares de Penha (JEP), às 19h, no Ginásio Municipal Sebastião João de Souza. "Esta ano estamos entregando 10 milhões em investimentos e sacramentando que novos tempos nasceram para Penha", define o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).

Este ano, serão 24 dias com atividades de entrega de obras, ações sociais, desfile festivo, corte de bolo e eventos esportivos. "É uma programação que valoriza o crescimento do nosso município. Estaremos entregando oficialmente uma série de investimentos públicos e desenvolvendo atividades de socialização e possíveis dentro da atual conjuntura econômica nacional", enalteceu o prefeito. Entre os destaques da programação festiva, está o dia 18 de junho, data que antecede a emancipação, quando um desfile e o corte do bolo marcam o dia.

Entre as entregas de investimentos, o prefeito destaca as obras de revitalização da Avenida Nereu Ramos (calçadas padrão, repavimentação e sistema de iluminação), urbanização da Praia Alegre (pavimentação asfáltica, calçadão e sistema de iluminação), urbanização da Praia do Trapiche (Praça do Coreto, pavimentação asfáltica e calçadão) e a urbanização da Praia Grande (pavimentação em paver com calçadão). "Além disso temos investimentos em pavimentações, educação e esporte, que totalizam 27 obras e 10 milhões", enfatiza.

SESC NOS BAIRROS
Uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc) levará às comunidades de Armação (dia 3), Santa Lídia (dia 4), Cohab (dia 10) e Armação (dia 24). "O foco deste evento é justamente a recreação. Junto do Sesc, vamos oferecer atividades direcionadas às crianças", comenta o secretário de Turismo, Dorval Carvalho Gonçalves, o Duda.

EVENTOS ESPORTIVOS
Além da realização do JEP - que promoverá a inclusão de quase mil alunos - a programação esportiva contempla ainda a Corrida Rústica (dia 12), abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador da Liga Itajaiense (dia 19) e a aberturas dos Campeonatos de Bocha (dia 29) e Dominó (30). "São competições tradicionais do nosso município e que promovem a inclusão de uma série de públicos. Paralelo a isso, temos a estreia do Beira Mar no Amador e que este ano vai defender o título da competição", pontua o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luizinho Américo.

CÃOMINHADA
A Cãominhada de Penha está confirmada para às 9h do dia 26 de julho. A caminhada vai buscar despertar a conscientização sobre os direitos dos animais na cidade. Ela começa a partir das 9h da manhã, com saída da área de eventos da Festa Nacional do Marisco (antiga Pescados Krause, ao lado do Rio Iriri). Segundo informa o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, animais mais bravos ou pouco sociáveis devem portar focinheira, e tanto donos como cães devem obedecer ao trajeto, visando a própria segurança e dos animais de estimação.






segunda-feira, 29 de junho de 2015

Confira entrevista com o vereador Piteco, presidente da Câmara de Vereadores de Camboriú.


Camboriú:
CEI do CAIC é alvo de vândalos

Durante o último final de semana, 27 e 28 de junho, o Centro de Educação Infantil do CAIC, no Bairro Monte Alegre, foi apedrejado e invadido por vândalos. Segundo os funcionários do local, não é a primeira vez que isso ocorre.

Hoje pela manhã, a Coordenadora do CEI, Marli Fagundes Sprotte, ainda contabilizava os estragos. Várias janelas foram quebradas, um armário arrombado, travesseiros utilizados pelas crianças foram lançados no telhado e alimentos jogados no chão e nas paredes.

“É complicado conviver com isso. Toda segunda-feira não sabemos como vamos encontrar a escola. Quebraram os vidros outras vezes, consertamos e agora estamos passando por isso de novo. Uma situação que nos entristece, já que estes bens são para atender a comunidade”, comentou Marli.

No começo do ano, em uma das invasões, levaram três DVDs. Dessa vez, nada foi roubado. Os funcionários e vizinhos acreditam ser uma atitude de crianças e/ou adolescentes que geralmente entram na instituição durante o final de semana, para brincar no parque e no ginásio. 

*****


Junta Militar convoca jovens para realizar o alistamento

Termina nesta terça-feira, dia 30, o prazo regular para realizar o alistamento militar para jovens que completaram 18 anos ou irão completar até o dia 31 de dezembro de 2015. Os que ainda não fizeram o seu alistamento devem ir até a Casa da Cidadania, na Rua José Francisco Bernardes, em frente ao Hospital, das 14h às 18h, munidos de RG ou Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4, CPF (quando houver) e Comprovante de Residência. Quem não efetuar a inscrição até o prazo regular, pagará uma taxa referente ao atraso.

No dia 10 de setembro será realizada a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa em Corporação (CDI), no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen. O alistamento militar obrigatório é requisito para: Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituições; Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; Obter carteira profissional, Título de Eleitor; Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (047) 3365-0021.

*****


Vereadora Jane comenta anulação de licitação para análises de água

Em fevereiro, matéria de capa do jornal Linha Popular apontou que as análises de água pagas pela Secretaria de Saneamento Básico tinham suspeitas de superfaturamento. De acordo com a publicação, empresas especializadas contestavam o valor de R$ 247 mil/ano para as análises e desconfiavam de superfaturamento.  O contrato foi firmado com a empresa Juk Engenharia Ltda por meio de pregão presencial.

Logo após a reportagem, a vereadora Jane Stefenn (PSDB) solicitou as análises realizadas em 2014. Por meio delas, verificou os parâmetros analisados e solicitou orçamentos para quatro empresas. Três delas responderam ao pedido. Com base nos valores encontrados, a vereadora estava finalizando uma denúncia para o Ministério Público. Isso porque os valores orçados ficaram bem abaixo do que o contratado pela Prefeitura de Camboriú.

Mas o jornal Linha Popular do dia 20 de junho trouxe uma boa notícia: a licitação para as análises foi anulada. Para a vereadora Jane, esta foi uma decisão acertada da Prefeitura. “Se há indícios de superfaturamento, o contrato tem que mesmo ser anulado”, aponta.

Ela conta que nos orçamentos solicitados pelo gabinete, o mais alto foi de R$ 15.358,21 mensais, o que representaria pouco mais de R$ 184 mil por ano. Uma diferença de R$ 63 mil anuais. “Isso calculando pela maior cotação que recebemos. Mas uma licitação tem o objetivo de economizar dinheiro público e a empresa escolhida é a que apresenta os menores valores”, comenta ainda Jane.

Outro problema da licitação indicado por profissionais da área é que ela exigia que o laboratório deveria estar localizado em Balneário Camboriú ou em Camboriú. Agora, a vereadora espera que o processo administrativo aberto pela Prefeitura explique estas diferenças. “É dinheiro público, precisamos tomar muito cuidado. Espero também que a Prefeitura verifique os valores do contrato anterior”, conclui.



Balneário Camboriú:
Audiência Pública discutirá horário de funcionamento de bares e casas noturnas

O Legislativo Municipal de Balneário Camboriú realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (30), a partir das 18h, para discutir o projeto de lei que regulamenta o horário dos bares, casas noturnas e similares no município.

A organização da audiência é coordenada pelo gabinete do vereador Leonardo Piruka (PP), autor do Projeto de Lei 0127/2013, que dispõem sobre o horário de funcionamento de bares, casas noturnas, eventos, lojas de conveniências, lan houses, comércios ambulantes, similares.

“Mais do que estender horários queremos que os empresários tenham segurança para empreender na cidade, continuar gerando riqueza e oferecendo empregos. Balneário Camboriú é uma cidade turística e precisa que nosso entretenimento esteja cada vez melhor”, salienta o vereador Piruka.

A Audiência Pública é aberta ao público e será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, localizado na Avenida das Flores, n° 675, bairro dos Estados, próximo ao Fórum.

Mais informações com o vereador Leonardo Piruka: (47) 3263-7662 e 8406-8216.

*****


Campanha de arrecadação de resíduos eletrônicos termina nesta terça

A 6ª Campanha de arrecadação de Resíduos Eletrônicos, promovida pelo Núcleo de Informática da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), termina nesta terça-feira, dia 30. Durante todo o mês, um contêiner foi disponibilizado no estacionamento do Supermercado Xande, em Balneário Camboriú, para a população descartar esses materiais. O encerramento está marcado para as 8h30m, em frente ao contêiner, e irá contar com a presença da presidente da Associação, Ciça Müller, outros membros entidade e representantes do Sindicato da Habitação (Secovi/SC), que apoiou a iniciativa.

A expectativa é que tenham sido coletadas cerca de 10 toneladas de eletroeletrônicos no período. O supermercado Xande está localizado na 4ª Avenida, nº 721, esquina com a Rua 1822.  Uma empresa especializada fará a separação e reciclagem do que foi coletado. Mais informações pelo telefone (47) 3363-0700. 

*****


Sincomércio divulga Cartão Mais Vantagens no Seminário de Sobre Saúde e Segurança do Trabalho

O Cartão Mais Vantagens, mantido pelo Sindicato do Comércio de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio), será apresentado no 3º Seminário Sobre Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Balneário Camboriú. O Seminário acontece nesta terça-feira, dia 30 de junho, na sede do Sinduscon, que fica na Rua Angelina, 555, em Balneário Camboriú, a partir das 15h.

O objetivo é divulgar as vantagens competitivas do cartão, principalmente para as construtoras. Atualmente as construtoras Ciaplan, P&P, Pavoni & Pavoni, P.A Construtora, Neo, ECP, Conect Net, entre outras, já oferecem os benefícios do cartão aos seus colaboradores. O Mais Vantagem Alimentação é um cartão de benefício empresarial que facilita a gestão de convênios dos colaboradores dentro das empresas através de um sistema de fácil utilização. Ele é aceito em supermercados, mercearias, panificadoras, entre outros estabelecimentos conveniados das duas cidades.

Além disso, o cartão Mais Vantagens é cadastrado ao Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT). Com a bandeira “Mais Vantagens” é possível adquirir descontos em odontologia, clínica de exames laboratoriais, psicólogos e outros.



Itajaí:
Hoje é o Dia do Pescador

Nesta segunda-feira, 29 de junho, é o Dia do Pescador. A data foi escolhida porque hoje também se comemora o Dia de São Pedro - apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores. A história de Itajaí tem forte ligação com a pesca. Foi desbravando o oceano que a cidade se tornou o maior porto pesqueiro do país. Hoje, são mais de 25 mil trabalhadores em toda a cadeia produtiva pesqueira, que tem como peça fundamental o pescador.

“A atividade não existiria sem o pescador. É ele quem enfrenta as intempéries do mar em busca de sustento e é a peça fundamental nesta engrenagem. Itajaí tem orgulho dos pescadores, e nesta data tão especial queremos parabenizar esses homens que fazem do mar o seu lar”, falou o Secretário de Pesca, Agostinho Peruzzo.

É através do esforço dos pescadores, que Itajaí produz mais de 100 mil toneladas de peixe por ano, e abastece cerca de 20% dos brasileiros. Também por conta do trabalho qualificado dos pescadores de Itajaí e região, é que hoje a cidade concentra a mais moderna frota brasileira, com tecnologia comparável aos principais países pesqueiros do mundo; e sedia o parque de beneficiamento de sardinha mais moderno do Brasil e a empresa líder de mercado na produção de sardinhas e atuns em conserva.

*****


TCE aceita denúncias contra Eliane Rebello e abre prazo para defesa

Vereadora Anna Carolina
O Tribunal de Contas do Estado Santa Catarina (TCE) aceitou as denúncias contra a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí Eliane Neves Rebello no que se refere às irregularidades no pagamento indevido de obras em duas escolas públicas da região. O TCE ainda deu o prazo de 30 dias para que Eliane e o engenheiro responsável pelas medições das obras, Alex Pressi, apresentem suas defesas.

De acordo com os despachos singulares, emitidos no último dia 11, o TCE acatou as duas denúncias feitas pela vereadora Anna Carolina Martins (PRB), por entender que há sim indícios de irregularidades. As denúncias foram feitas ao TCE e ao Ministério Público em novembro do ano passado.

A primeira é referente à obra da escola estadual Edith Prates Gonçalves, no município de Penha, realizada pela empresa M.A.V. dos Prazeres. Em julho do ano passado depois de uma vistoria in loco, a controladoria interna da SDR Itajaí recomendou a suspensão de qualquer repasse financeiro. O motivo é que, diferente do relatório apresentado pela empreiteira, grande parte dos serviços não havia sido concluído ou nem mesmo iniciados. Mesmo depois de ter recebido esse relatório detalhado da controladoria interna, com fotos que comprovavam as irregularidades, Eliane Rebello autorizou o repasse de R$78 mil a empresa. Coincidentemente, a empreiteira pertence à esposa e à filha de Beto Prazeres, ex-suplente pelo PMDB, partido que Eliane é presidente. O valor total da obra é de R$309.987,22.

A outra denúncia aceita pelo TCE é referente à obra em outra escola: a Prefeito Leopoldo José Guerreiro, no município de Bombinhas. A reforma, contratada pela SDR de Itajaí em julho do ano passado em regime emergencial, ou seja, sem licitação, totaliza a importância de R$592.357,12. Os serviços foram executados pela Construtora e Incorporadora Ruiz LTDA. Ocorre que a medição final da obras, necessária para a liberação dos pagamentos, foi assinada pelo engenheiro Alex Pressi no dia 22 de outubro de 2014, data em que ele estava detido no presídio da Canhanduba, em Itajaí.

Nos despachos do TCE, o conselheiro relator, Luiz Eduardo Cherem reconheceu as representações, aceitou as denúncias e determinou um prazo de 30 dias para que Eliane e Alex apresentem suas defesas no que tange a liquidação irregular de despesa decorrente de falsa medição.

“Não é qualquer denúncia que o TCE aceita, mas estava tranquila quanto as que envolviam a Secretária, pois as denúncias estão robustamente documentadas”, avalia Anna Carolina. 

*****


Senac  de Itajaí abre inscrições para cursos técnicos a distância 

O Senac de Itajaí está com inscrições abertas para oito cursos técnicos de ensino a distância:  Transações Imobiliárias, Administração, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Meio Ambiente, Técnico em Qualidade e Segurança do Trabalho.

A intenção é suprir uma necessidade. De acordo com o Ministério da Educação, o ensino a distância é uma tendência atual no mundo e está em crescimento no Brasil. Atualmente, a cada cinco novos alunos de graduação no país, um ingressa no curso a distância. 

As inscrições seguem até o dia 28 de agosto. Os estudantes terão professores on-line, poderão participar dos grupos de discussão na internet e  também  haverá aulas presenciais. As aulas do Senac Itajaí terão início em setembro.
Mais informações: (47) 3348 0410.