.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Água terceirizada ou Casan?

Santa Catarina vive um momento de preocupação com abastecimento de água e saneamento básico.
O principal problema é causado pela CASAN, empresa do governo do estado que ha muitos anos foi responsável pelo abastecimento de água em todo estado.
Como na maioria dos municípios, principalmente aqueles que tem como fonte de renda o turismo, a estatal estava descumprindo contratos, a maioria resolveu dar o grito de independência.
Em nossa região da Amfri, os municípios de Bombinhas e Porto Belo são os últimos a receber atendimento da Casan.
Como exemplo de melhora no atendimento, temos Itajaí, Balneário Camboriú e agora o município de Camboriú, que já vinha sendo abastecido pela Emasa, empresa de BC, e agora terceirizou o abastecimento de água e saneamento com a empresa Águas de Camboriu.
Muitos falaram que não vai dar certo mas eu acho que vai e explico porque.
Vejam bem, quando a Casan atendia nossos municípios, a coisa não funcionava e os governantes não podiam cobrar porque a empresa é estadual e a burocracia é muito grande.
Agora não, as prefeituras cobram até porque as empresas tem responsabilidade com seu município.
Outro ponto é a arrecadação. A Casan pegava o dinheiro de municípios com alta arrecadação para suprir municípios que não cobriam as despesas. Isso eu ouvi de um ex-presidente da Casan aqui em Camboriú quando ele disse que os municípios da Amfri eram a galinha dos ovos de ouro daquela empresa.
Pois bem, a mamata terminou. Hoje os municípios trabalham dentro de seus parâmetros orçamentários e sobra para investimentos em outros setores.
A Águas de Camboriú está iniciando um trabalho no município e já tem gente falando que nõ viu nada até agora. E eu pergunto: no tempo Casan alguém viu alguma coisa de bom?
Esta empresa está iniciando um trabalho e promete um grande investimento, mas aqueles do quanto pior melhor já estão dizendo que ela vai ganhar muito em Camboriú.
Que bom, tomara que ganhe mesmo porque ninguém vai fazer investimento para perder. O importante é que o povo da cidade receba benefícios como abastecimento de água em todos os bairros.
Pense nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário