Itajaí:
Construção do Canal Extravasor da Murta começou
A parte baixa de
Cordeiros está recebendo mais uma obra de combate às cheias: a construção do
Canal Extravasor do Ribeirão da Murta. As obras já iniciaram com a escavação e
preparação do solo. O trabalho é necessário para a aplicação de rachão - pedras
que darão sustentação para as galerias que serão colocadas para o desvio do
ribeirão.
O Canal Extravasor da
Murta terá 216 metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,5 metros de
altura e vai ligar o Ribeirão ao Rio Itajaí Açú, passando pela Rua Tiradentes.
Com ele, quando ocorrer enxurrada o Ribeirão da Murta poderá escoar mais
rapidamente as águas, reduzindo a quantidade de água do rio na região do Jardim
Esperança, Jardim Progresso, e Murta. A previsão é concluir a construção em 180
dias.
Ainda na Murta,
seguem as obras de construção do terceiro acesso. Já foi concluída a drenagem
pluvial para escoamento das águas da Rua Lídia Puel Peixer, no Loteamento Vila
Nova. Agora, os operários estão preparando o solo para a colocação das galerias
para a travessia do Ribeirão da Murta que fará a ligação da Rua Vereador
Telêmaco de Oliveira com a Rua Lídia Puel Peixer.
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Thiago Morastoni quer saber quanto a Câmara de Vereadores de Itajaí
gasta com publicidade
Itajaí passa atualmente por uma
situação econômica delicada, com preocupante queda de arrecadação. O momento é
de redução de gastos, especialmente nos órgãos públicos, fato que vem ocorrendo
na Câmara de Vereadores, que noticiou uma devolução de R$ 10,9 milhões à
Prefeitura. No final do ano passado, o Legislativo apresentou prestação de
contas com redução das despesas em diversos setores, mas nada se falou em
relação aos gastos publicitários.
A pedido da comunidade, o
vereador Thiago Morastoni (PT) apresentou na sessão desta quinta-feira (18)
requerimento solicitando à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que informe
quais valores foram gastos com publicidade, propaganda e divulgação em mídia
nos anos de 2013, 2014 e 2015, especificando como foram destinados os valores
para rádios, TVs, jornais impressos, revistas, sites, blogs, outdoors, folders,
entre outros, destacando ainda o valor investido em cada uma das publicações ou
veiculações. Se disponibilizados para agências de publicidade, especificar
quais empresas receberam os recursos e quanto se gastou em cada inserção
publicitária, propaganda ou divulgação em mídia.
“As pessoas me questionaram por
que a Câmara apresentou números de redução de telefonia, diárias, eventos,
materiais de limpeza, correios, entre outros itens, mas deixou de fora a
publicidade neste processo de repolitização. A divulgação dos trabalhos
legislativos é importante, até mesmo para a comunidade saber o que vem sendo
feito pelos parlamentares. Porém, em tempos de crise, os gastos publicitários
também devem ser controlados, até porque em alguns casos envolvem quantias
elevadas. O documento que apresentei nada mais é do que um complemento da
prestação de contas que a Câmara de Vereadores fez no final do ano passado, ao
anunciar uma economia de R$ 10,9 milhões”, ressalta Thiago Morastoni.
O Requerimento nº 38/2016 foi
aprovado por unanimidade, com 18 votos favoráveis.
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