.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Itajaí:
Construção do Canal Extravasor da Murta começou

A parte baixa de Cordeiros está recebendo mais uma obra de combate às cheias: a construção do Canal Extravasor do Ribeirão da Murta. As obras já iniciaram com a escavação e preparação do solo. O trabalho é necessário para a aplicação de rachão - pedras que darão sustentação para as galerias que serão colocadas para o desvio do ribeirão.

O Canal Extravasor da Murta terá 216 metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,5 metros de altura e vai ligar o Ribeirão ao Rio Itajaí Açú, passando pela Rua Tiradentes. Com ele, quando ocorrer enxurrada o Ribeirão da Murta poderá escoar mais rapidamente as águas, reduzindo a quantidade de água do rio na região do Jardim Esperança, Jardim Progresso, e Murta. A previsão é concluir a construção em 180 dias.

Ainda na Murta, seguem as obras de construção do terceiro acesso. Já foi concluída a drenagem pluvial para escoamento das águas da Rua Lídia Puel Peixer, no Loteamento Vila Nova. Agora, os operários estão preparando o solo para a colocação das galerias para a travessia do Ribeirão da Murta que fará a ligação da Rua Vereador Telêmaco de Oliveira com a Rua Lídia Puel Peixer.

*****


Thiago Morastoni quer saber quanto a Câmara de Vereadores de Itajaí gasta com publicidade

Itajaí passa atualmente por uma situação econômica delicada, com preocupante queda de arrecadação. O momento é de redução de gastos, especialmente nos órgãos públicos, fato que vem ocorrendo na Câmara de Vereadores, que noticiou uma devolução de R$ 10,9 milhões à Prefeitura. No final do ano passado, o Legislativo apresentou prestação de contas com redução das despesas em diversos setores, mas nada se falou em relação aos gastos publicitários.

A pedido da comunidade, o vereador Thiago Morastoni (PT) apresentou na sessão desta quinta-feira (18) requerimento solicitando à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que informe quais valores foram gastos com publicidade, propaganda e divulgação em mídia nos anos de 2013, 2014 e 2015, especificando como foram destinados os valores para rádios, TVs, jornais impressos, revistas, sites, blogs, outdoors, folders, entre outros, destacando ainda o valor investido em cada uma das publicações ou veiculações. Se disponibilizados para agências de publicidade, especificar quais empresas receberam os recursos e quanto se gastou em cada inserção publicitária, propaganda ou divulgação em mídia.

“As pessoas me questionaram por que a Câmara apresentou números de redução de telefonia, diárias, eventos, materiais de limpeza, correios, entre outros itens, mas deixou de fora a publicidade neste processo de repolitização. A divulgação dos trabalhos legislativos é importante, até mesmo para a comunidade saber o que vem sendo feito pelos parlamentares. Porém, em tempos de crise, os gastos publicitários também devem ser controlados, até porque em alguns casos envolvem quantias elevadas. O documento que apresentei nada mais é do que um complemento da prestação de contas que a Câmara de Vereadores fez no final do ano passado, ao anunciar uma economia de R$ 10,9 milhões”, ressalta Thiago Morastoni.

O Requerimento nº 38/2016 foi aprovado por unanimidade, com 18 votos favoráveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário