.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Navegantes:
Saúde chama a atenção para sintomas da tuberculose

Estiveram reunidos no Auditório da Prefeitura, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município, para um Encontro com o médico infectologista, Dr. Pablo Sebastian Velho. Em pauta, a importância do diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose.

De acordo com o infectologista, é preciso estar atento. Tosse com mais de três semanas, febre, suor noturno, sinais de fraqueza e emagrecimento, são alguns dos sintomas que devem ser observados. Se a pessoa estiver passando por isso, deve imediatamente procurar atendimento, principalmente porque, um diagnóstico precoce com um tratamento correto e adesão regular pode garantir a cura do paciente.

Vale ressaltar, que o exame de escarro pode ser solicitado no balcão da Unidade de Saúde e que em caso positivo da doença, o município disponibiliza o tratamento gratuitamente com médico, exames e medicação.

“A realização destes Encontros é importante para a troca de experiências e também para que os profissionais possam se atualizar, considerando que o trabalho é dinâmico e estão sempre surgindo novidades”, finaliza Pablo.

*****


Melhorias na piscina para hidroterapia serão entregues nesta terça-feira

A piscina para prática de hidroterapia, que existe no Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH) passou por uma grande reforma. A obra vai ser entregue oficialmente à comunidade nesta terça-feira (22), às 17h45. O diferencial desta obra é que a piscina, com temperatura de 33º, passa a contar com um elevador de acesso, garantindo assim a participação de deficientes físicos nas sessões de hidroterapia.

A coordenadora do Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), Aline Vieira, explica que o município adquiriu esse elevador de acesso à piscina, proporcionando a acessibilidade de todos os pacientes. Além disso, a reforma contemplou vestiários e banheiros, masculino e feminino, também com acessibilidade.

Ela explica que para participar das sessões de hidroterapia, o paciente precisa passar pelo médico da Unidade Básica de Saúde, ser encaminhado para tratamento no CEFIR e o fisioterapeuta é que vai definir o melhor tratamento, sendo fisioterapia em solo ou hidroterapia. “A Saúde de Navegantes comemora essa conquista, nosso trabalho na fisioterapia é referência na região, e agora com esse elevador, vamos oportunizar o atendimento para todas as pessoas”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário