.

terça-feira, 31 de março de 2015

Vai ter cadeia pra tanta gente?

Neste 31 de março, o Congresso está votando a maioridade penal de 18 para 16 anos.
Uns dizem que é inconstitucional, outros acham que não seja. Se passar vai para a sanção ou veto da presidente.
Mas aí vem a pergunta: o Brasil tem cadeia para tanta gente?
E mais, hoje o menor com 16 anos só vai passar o bastão para os de 14 anos.
Vai adiantar? Vai melhorar alguma coisa?
Porque este país não aplica as verbas  que são gastas em construção de presídios (vai precisar de muitos), em políticas públicas?
Aplicar um pouco mais na educação, na saúde e na formação desses jovens para  o  mercado de trabalho.
Mas aí vem a desculpa de que estamos enfrentando uma crise no país.
Estamos sim, mas como já dizia o não sábio ex-presidente Lula, isso é só uma marolinha. Será?
É esperar e pagar para ver. 




Camboriú:
Casamento Coletivo marca o início das festividades do aniversário da cidade

Para os 16 casais que foram selecionados para participar da 8ª Edição do Casamento Coletivo em Camboriú, sábado, dia 4, será o dia de juntar as escovas de dente e afirmar os votos do matrimônio.

A solenidade será no Salão Paroquial Cristo Rei, localizado na Rua Anastácio Pereira, 216, Centro, às 16h, e marca o início das comemorações em alusão ao aniversário da cidade.

Durante a cerimônia será oficializada a relação no civil e no religioso. Os casais receberão, gratuitamente, os itens que compõem a cerimônia como decoração, trajes, bolo e o famoso buquê de flores.

“O Casamento Coletivo é parte das celebrações do aniversário de Camboriú e como se tornou tradicional na cidade, foi incluído no calendário de eventos do município. É um dia muito especial, um dia em que se celebra o amor e a família”, destacou a Prefeita Luzia Coppi Mathias.

*****


Ministério Público começa apuração de possíveis irregularidades para concessão da água em Camboriú

Após encaminhamento de representação, protocolado pelo Vereador Carlos Alexandre Martins, o Xande na última quarta-feira (25), o Ministério Público de Santa Catarina, através do Promotor de Justiça Cesar Augusto Engel, deu início à apuração de possíveis irregularidades no procedimento licitatório destinado à concessão de serviço de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município de Camboriú.

No ofício entregue à presidência da Câmara de Vereadores, o promotor requisita, num prazo de dez dias, a apresentação das atas das sessões plenárias realizadas para a votação do Plano Municipal de Saneamento Básico (Projeto de Lei 07/2015), apresentação do referido projeto, bem como da Lei aprovada, acompanhada de seus anexos e do Plano de Saneamento Básico em sua integralidade.

*****


Sessão extraordinária será realizada nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores

Nesta quarta-feira (01) haverá sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Camboriú. A partir das 17h os vereadores discutem e votam dois Projetos de Lei enviados pelo Executivo.

O projeto de lei complementar 008/2015 amplia o número de funcionários nos cargos de Coordenador de Educação Básica, e Secretária de Centro de Educação Infantil, na rede municipal de ensino. O documento também cria novas 15 vagas para os cargos de Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras e amplia o número de cargos de Monitor de Educação Inclusiva.

Já o projeto de lei 10/2015 autoriza o município a abrir um crédito adicional no orçamento da cidade. O valor, de mais de 1,9 milhão de reais, deve ser utilizado através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.



Itajaí:
Praça da Igreja Matriz e Morro da Cruz recebem iluminação azul em apoio ao autismo

Na noite desta quinta-feira (02), as luzes da Praça da Igreja Matriz e do mirante do Morro da Cruz acenderão na cor azul. A iluminação especial marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo comemorado neste 02 de abril. A cor azul é o símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos.

Este é o segundo ano que o município participa da campanha. A Secretaria de Obras irá substituir a iluminação destes locais nesta quarta-feira (01) e durante todo o mês de abril, as luminárias ficarão azuis. Em Itajaí, a Associação Educacional Humanity - entidade conveniada com o Município presta atendimento especializado às pessoas com diagnóstico de lesão cerebral e autismo.

O transtorno, que tem influência genética, é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. A pessoa com autismo possui uma forma particular de construir a sua realidade e de se relacionar com o mundo a sua volta. Os principais sintomas são: isolamento do ambiente externo, dificuldades no domínio da linguagem para comunicar-se, inabilidade para interagir socialmente, e padrões de comportamento restritivo ou repetitivo. O diagnóstico é essencialmente clínico.

*****


Volvo Ocean Race: equipe de brasileiro cruza Cabo Horn

A equipe MAPFRE, do brasileiro André “Bochecha” Fonseca, já cruzou o Cabo Horn, no Chile. Em vídeo, o brasileiro falou da dificuldade em cruzar o cabo, que é uma das etapas mais duras da competição.

Os ventos fortes e ondas grandes atrapalharam o percurso. “Todo mundo está muito contente em ter conquistado esta grande batalha, que é ter cruzado o Cabo Horn”.

Bochecha ainda destaca que o MAPFRE está entre a terceira e quarta posição, na cola do Team Brunel. “Estamos rumo a Itajaí, já em mares mais calmos.”, explicou o brasileiro, que, junto com o seu time, estava entrando no Oceano Atlântico.


A quinta etapa da competição, que saiu de Auckland, na Nova Zelândia, é a mais longa da Volvo Ocean Race, com mais de 12 mil quilômetros. A expectativa é que o time do brasileiro chegue a Itajaí no feriado de Páscoa.



Bombinhas:
Fundação de Cultura promove 1ª Tarde do Beijú de 2015 ‏

A Fundação Municipal de Cultura realiza na próxima quinta-feira, dia 2 de abril, em parceria com o Instituto Boi Mamão, a primeira Tarde do Beijú do ano de 2015. O encontro dos saberes e fazeres tradicionais reúne a comunidade e visitantes em torno de um forno de engenho, centenário, para fazer o beijú, uma espécie de biscoito resultante da massa de mandioca antes da farinhar.

Além de participar da manutenção desta herança tão presente na identidade cultural, o encontro promove o aprendizado e a degustação deste prato recorrente na mesa bombinense, e proporciona uma agradável conversa sobre os causos, histórias e lendas locais.

Em seu terceiro ano de realização acontece toda primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro e agrega inúmeras visitas técnicas das escolas municipais, desde o maternal até os 9º anos, escolas estaduais, graduandos, mestrandos e doutorandos nas áreas de história, antropologia, turismo, gastronomia, enfim, aquelas que englobam a cultura, aliados as matronas bombinenses que, generosamente, compartilham seus saberes, regado a um delicioso café.

Para participar não é necessário fazer inscrição, basta se deslocar até o Museu Comunitário Engenho do Sertão, a entrada é livre.



Navegantes:
Município realiza 1ª Conferência Extraordinária da Cidade para Revisão do Plano Diretor

No próximo dia 09 de abril acontece a 1° Conferência Extraordinária da Cidade, mais uma importante etapa na elaboração do novo Plano Diretor de Navegantes.

Finalizadas as consultas públicas, agora será apresentada uma síntese dos assuntos tratados nas reuniões e escolhidos os delegados representantes que vão trabalhar na elaboração do plano.

O encontro é aberto a toda a comunidade e acontece na Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller, no Centro, com início das inscrições dos delegados às 17h15min. Já a conferência começa às 19 horas.

Conforme o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Governo, Leonardo Viana, os delegados eleitos pela sociedade civil e os indicados pelo governo municipal serão os responsáveis pelo debate e pelas decisões sobre as propostas a serem inseridas na Revisão do Plano Diretor até a aprovação final documento, cujo objeto passará pela avaliação e validação em novas audiências públicas, antes de ser remetido à Câmara de Vereadores no formato de Projeto de Lei Complementar. “O Colegiado de Delegados para Revisão do Plano Diretor será composto por 88 delegados, dos quais 44 titulares e 44 suplentes, representantes dos segmentos da sociedade civil organizada e do Poder Público Municipal”, informa.



segunda-feira, 30 de março de 2015

A perda de um grande amigo...

Uma coisa que ninguém quer. Domingo a tarde, toca meu telefone e no outro lado da linha, meu amigo Ulisses, com a voz embargada, me diz que o Jocemar faleceu.
Eu parei um pouco e perguntei se era verdade e ele me respondeu que infelizmente sim.
Foi quando começou a cair a ficha.
Infelizmente perdemos mais que um amigo, perdemos o Jocemar Moraes, um dos maiores narradores de futebol que conheci.
O homem não era narrador por acaso, conviveu muito tempo com o Osmar Santos, um dos melhores do Brasil e tinha orgulho quando falava do seu professor.
Grande Jocemar Moraes, o amigo, o parceiro, o narrador, um homem apaixonado pelo trabalho que fazia, e bem feito.
A vida é assim, os bons do rádio estão indo. Que Deus o tenha, meu amigo, enquanto nós vamos ficando por aqui, com muita dor e saudade.


Brusque:
TRE-SC determina afastamento do prefeito Paulo Eccel, e do vice

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Baasch Luz, determinou na tarde desta segunda-feira o afastamento do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e do vice-prefeito, Evandro de Farias, dos cargos.

O despacho também determina a posse imediata do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto, em caráter provisório e a realização de eleições indiretas, já que a cassação ocorreu durante os dois últimos anos do mandato. Com isso, são os vereadores da cidade que vão escolher o próximo prefeito.
A determinação ocorre quase uma semana depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação, que já havia sido determinada pelo TRE-SC, do prefeito e do vice, reeleitos na última eleição municipal.

Por decisão unânime, o plenário do TSE interpretou que os gastos com publicidade institucional pela Prefeitura de Brusque em 2012, quando Eccel e Farias concorreram à reeleição, extrapolaram os limites estabelecidos pela lei. Eles também foram condenados por abuso de poder. Os ministros mantiveram também as inelegibilidades, as multas aplicadas aos políticos e a multa de R$ 30 mil à coligação Tenho Brusque no Coração.




Itajaí:
Inscrições para rainha da 33ª Festa do Colono encerram nesta quinta

Encerram nesta quinta-feira (02) as inscrições no concurso que vai eleger a Rainha e Princesas da 33ª Festa Nacional do Colono. Garotas com idade entre 15 e 25 anos, descendentes de famílias de agricultores ou colonos e que tenham o apoio da comunidade rural que representam devem procurar seus líderes rurais e efetuar sua inscrição.

As inscrições devem ser feitas com o líder da comunidade em que a candidata reside, sendo permitida apenas uma concorrente por comunidade. Caso haja mais interessadas dentro da comunidade, a escolha será feita pelo líder e moradores. O concurso pra escolha da rainha acontecerá no dia 23 de maio, às 15h, no Parque do Agricultor Gilmar Graf.

A 33ª Festa Nacional do Colono ocorrerá entre 23 e 26 de julho, também no Parque do Agricultor. O evento visa valorizar o trabalho do homem do campo. Em 2014, 16 candidatas concorreram à faixa de rainha. O título ficou com a representante da comunidade do Rio do Meio, Pâmela Cristina Gallon, de 15 anos.

Confira abaixo os requisitos para ser uma candidata a Rainha da 33ª Festa Nacional do Colono:

• Ter idade mínima de 15 (quinze) anos completos até o dia da realização do evento e máxima de 25   (vinte e cinco) anos;
• Ser solteira;
• Não ter filhos;
• Beleza facial e perfeição de linhas físicas;
• Simpatia, personalidade e desembaraço social;
• Representar as Comunidades rurais do Município de Itajaí;
• Ser descendente de família de agricultores, colonos ou algum vínculo que justifique;
• Ter apoio da comunidade, isto é, ter o aval do líder da comunidade;
• Dispor de tempo hábil para representar a Festa quando lhe for solicitado;
• Não ser filha de servidor público.



Penha:
Agricultura reforça divulgação e prazos do Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Penha está reforçando a divulgação dos prazos relativos ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) que deve ser feito pelos proprietários de imóveis rurais do Município, e cujo prazo vence no dia 6 de maio deste ano. O CAR é o sistema pelo o proprietário do imóvel rural declara a situação ambiental de sua propriedade, se tem área de preservação permanente, se tem vegetação nativa, nascentes e rios, segundo informa Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, secretário de Pesca e Agricultura de Penha.

Ele detalha ainda que o preenchimento dos cadastros para cada proprietário podem ser feitos no site www.car.gov.br, mas a ideia da sua secretaria em Penha é promover uma força-tarefa nas próximas semanas, para acelerar o processo. Ferrão lembra que há dois servidores treinados em Penha para auxiliar - são técnicos facilitadores - para orientar o cadastro no Município.

Criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, por meio da lei 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) consiste no registro eletrônico das informações ambientais do imóvel rural e é obrigatório para todos os proprietários e possuidores de imóveis rurais do Brasil, sejam eles públicos ou privados.

Segundo Ferrão, ele irá reunir-se com o prefeito em exercício Mario Guaracy de Souza (DEM), para que o procedimento seja feito não só pela internet, mas que Penha efetue gratuitamente o cadastramento dos proprietários que possuem até 48 hectares de área. Assim que a data da força tarefa for definida, ele informa a comunidade rural através da imprensa.

De acordo com informações do Governo do Estado registradas no site www.cadastroambiental.sc.gov.br, a adesão das cidades tem sido baixa. "Nós já estamos divulgando para os produtores desde 2014, mas a procura é baixa", comenta Ferrão.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí revelou em informação emitida pela sua assessoria de imprensa nesta semana que tem 238 propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com os dados de fevereiro divulgados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

"Este número representa 6% dos imóveis rurais da região. É um índice considerado baixo, já que a média do Estado está em 15%. Estamos trabalhando para que mais proprietários participem", explica o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini.

A SDR de Itajaí tem, no total, 3.892 imóveis rurais. O município de Camboriú tem o maior número de imóveis cadastrados, com 83, o que corresponde a 8%. Já a cidade com maior percentual de área registrada é Balneário Piçarras, com 14% das 369 propriedades. Juntas, Porto Belo, Itapema, Itajaí, Navegantes e Penha contam com 104 cadastros. Em Balneário Camboriú, com 34 imóveis rurais, e em Bombinhas, com 20, ainda não há participação no CAR.

Para realizar o cadastro, o site do CAR possibilita que se baixe o módulo de cadastro, envio e retificação de cadastro, consultas sobre retificação do CAR e também da legislação atual, além de oferecer uma central de ajuda ‘on line'. Para o cadastro, são necessários documentos como CPF, RG e comprovante de residência (água, luz ou telefone), e também os documentos do imóvel: ITR, nº do INCRA, documento de comprovação de propriedade ou posse e mapas ou croquis da área (se houver).



Camboriú:
Exporural 2015: Lançamento oficial será na próxima terça-feira

A Comissão Central Organizadora da Exporural Camboriú realiza na próxima terça-feira, dia 31, o lançamento oficial da festa para a imprensa local e regional. Durante o evento, que será realizado na “A Casa”, localizada na rua Santo Amaro, 1717, bairro São Francisco de Assis, será servido um coquetel aos presentes. O início está previsto para as 20h. 

“Durante a noite estaremos apresentando a programação completa da festa, que pelo segundo ano consecutivo contará com a exposição de equipamentos agrícolas, apresentações regionais e locais, além de shows nacionais e o tradicional rodeio country”, declarou o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, Peeter Lee Grando.

O narrador de rodeio César Paraná também participará do lançamento, acompanhado da Rainha da Exporural 2015, Daniela Balbinot, das princesas Dayane Cristine Aimone e Milena Beatriz Pollo, além da Miss Simpatia Ana Paula D’avilla. 

A Exporural será realizada entre os dias 10 e 12 de abril, na Rua Daniel Silvério, antigo CTG, bairro Cedro. Lembrando que a festa faz parte das festividades de 131 anos do município.



*****


Comunicado: Abastecimento de água será suspenso nesta terça em Camboriú

A Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Saneamento Básico (Sesb) comunica à população que nesta terça-feira, dia 31, no período das 7h ao meio dia a Emasa suspenderá o abastecimento de água nos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú.

A suspensão se deve a um reparo de adutora e manutenção na captação de água. “Pedimos nesse período para a comunidade economizar água. O abastecimento voltará a sua normalidade no período da tarde”, afirmou o Secretário da Sesb, Janir Francisco de Miranda.

Vale salientar, que assim que retornar o abastecimento, a água poderá vir um pouco turva. Em caso de chuva o serviço de manutenção será suspenso. Outras informações podem ser obtidas na Sesb, através do telefone (47) 3365-2083.



Florianópolis:
Sancionado o Salário Mínimo Catarinense 2015

Depois de receber das mãos de representantes das comissões de negociação o projeto do piso catarinense, o governador Raimundo Colombo sancionou a lei que prevê os reajustes. O mínimo regional agora é lei (644/2015) e as diferenças nos salários são retroativas a janeiro de 2015.

Os valores dos reajustes são o resultado da negociação intensa entre as comissões dos trabalhadores e a dos empregadores.

Olga Ferreira, presidente do Sechobar, integrou a comissão dos trabalhadores representando a Fetratuh e destaca a luta por um reajuste digno depois de 4 rodadas de negociação: “Os patrões até tentaram fechar por um índice que mal cobria a inflação da época, mas nós não aceitamos. Se a indústria cresceu, o varejo, o setor de alimentos e a pecuária, assim como o turismo, não podíamos aceitar um reajuste tão baixo. O trabalhador é a força do crescimento e ele tem que ser recompensado por isso com ganhos reais”.

De acordo com a lei sancionada, o piso da primeira faixa salarial passa de R$ 835 para R$ 908; o da segunda de R$ 867 para R$ 943; da terceira de R$ 912 para R$ 994; e da quarta de R$ 957 para R$ 1.042.

A variação do INPC/inflação nos últimos 12 meses foi de 6,23%. O piso regional catarinense foi instituído em 2009 e norteia o salário das categorias que não tem Convenção Coletiva de Trabalho.

Saiba mais sobre as categorias que se enquadram em cada faixa salarial:

Primeira faixa:
- agricultura e pecuária;
- indústrias extrativas e beneficiamento;
- empresas de pesca e aquicultura;
- empregados domésticos;
- indústrias da construção civil;
- indústrias de instrumentos musicais e brinquedos;
- estabelecimentos hípicos;e
- empregados motociclistas, motoboys, e do transporte em geral, excetuando-se os motoristas.

Segunda faixa:
- indústrias do vestuário e calçado;
- indústrias de fiação e tecelagem;
- indústrias de artefatos de couro;
- indústrias do papel, papelão e cortiça;
- empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas;
- empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas;
- empregados em empresas de comunicações e telemarketing;
- indústrias do mobiliário.

Terceira faixa:
- indústrias químicas e farmacêuticas;
- indústrias cinematográficas;
- indústrias da alimentação;
- empregados no comércio em geral;
- empregados de agentes autônomos do comércio.

Quarta faixa:
- indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico;
- indústrias gráficas;
- indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana;
- indústrias de artefatos de borracha;
- empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito;
- edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares, em turismo e hospitalidade;
- indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas;
- auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino);
- empregados em estabelecimento de cultura;
- empregados em processamento de dados;
- empregados motoristas do transporte em geral;
- empregados em estabelecimentos de serviços de saúde.


Navegantes:
Fundação Cultural divulga calendário de exposições neste mês de abril

A Fundação Cultural de Navegantes convida a população para prestigiar as Exposições de Artes, que estarão durante o mês de abril, nas Galerias da Prefeitura, Aeroporto e CIC.

Na próxima quinta-feira (02), às 19 horas, na Galeria de Artes Elson Renato dos Santos (CIC), acontece o coquetel de abertura da exposição “Maresia”, da artista plástica Rosiane Serafim.
Já na Galeria de Artes Joaquim Emílio (Prefeitura), a partir da próxima quarta-feira, (01), será possível apreciar a Exposição Navegando por Navegantes, por Priscila Ferrera.
Na Galeria do Aeroporto, vai estar aberta para visitação, a partir do dia 03 de abril, a exposição “Experimente”, com Rafael Nunes mostrando a técnica da Arte Digital.

As pessoas que visitarem as exposições e ficarem interessadas em adquirir as obras podem entram em contato direto com os artistas, ou com a Fundação Cultural, através do telefone (47) 3342 3586.





Guabiruba:
Inscrições abertas para o Intercâmbio entre Guabiruba e Karlsruhe

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio entre Guabiruba, Brusque e a região de Karlsruhe, na Alemanha. A inscrição é gratuita e pode ser feita até às 17h do dia 8 de abril, na Secretaria de Educação de Guabiruba. Serão selecionados quatro estudantes do município. Neste ano, os inscritos passarão por um Concurso de Produção de Gênero Textual, seguido da prova escrita e oral de proficiência em Inglês e Alemão.

O programa é coordenado pela Secretaria de Educação e Fundação Cultural e é voltado aos alunos com idade entre 17 e 19 anos, sendo um masculino e um feminino. Podem participar estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino Técnico e alunos do Curso de Alemão da Fundação Cultural de Guabiruba, desde que residentes na cidade. As informações detalhadas estão disponíveis no site: www.guabiruba.sc.gov.br – banner editais.

A viagem ocorrerá entre os dias 1º e 13 de junho. Serão selecionados oito estudantes brusquenses e quatro guabirubenses, acompanhados de professores. A programação da viagem foi elaborada na lógica de vivenciar o modo de vida alemão, conhecer projetos e as escolas locais. No retorno, os intercambistas das duas cidades farão palestras sobre a experiência acumulada na Alemanha.




Maravilha do Atlântico?

Muitas vezes você só vê coisas erradas quando está fora da sua terra.
Mas agora eu lembrei daquele ditado que diz: quem tem rabo de palha passa longe do fogo.
Sabem por que eu falo isso?
Ha poucos dias estive em Foz do Iguaçu/PR e as ruas daquela cidade estavam abandonadas pelo poder público. Critiquei é claro, mas agora olhando as ruas de Balneário Camboriú, vejo que estamos no mesmo caminho. Ruas esburacadas e o mato cobrindo as calçadas.
Aí pude ver que também estamos abandonados.
Assim como Foz do Iguaçu, vivemos também do turismo e pelo jeito, estamos todos no barco do abandono.





sexta-feira, 27 de março de 2015

Itajaí:
Setor de alimentação promete ser atrativo à parte na Volvo Ocean Race

Em 2012, a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí gerou impacto direto de R$ 43,75 milhões na economia de Santa Catarina. E o setor de alimentação foi o que mais faturou. De acordo com levantamento feito pela empresa de consultoria britânica Price Waterhouse Coopers (PwC)*, as despesas em bares e restaurantes concentraram 30,4% do montante total deixado pelos turistas, à frente até mesmo de outros serviços como hospedagem (25,7%) e gastos gerais (20%).

Para esta edição, a expectativa é de que o setor fature ainda mais. E para isso, tem novidade. A Secretaria de Turismo está implantando o Projeto Via Gastronômica, executado pela Coordenadoria Regional do Sebrae de Itajaí. Na beira mar da Praia Brava, Cabeçudas e Avenida Ministro Victor Konder - a Beira Rio, foram mapeados 48 empreendimentos entre restaurantes, bares e lanchonetes com uma variedade de opções gastronômicas, em que se destaca grande potencial em qualidade nos ambientes, atendimento e cardápios, fatores determinantes para o sucesso do projeto turístico.

Desses, 36 aderiram ao projeto. Eles participaram de capacitações gerenciais, consultorias culinárias, qualificação de colaboradores, festival gastronômico e encontros empresariais que visam qualificar os profissionais, proporcionar melhorias e consolidar o segmento. Além disso, serão identificados pelo selo da Via Gastronômica para identificação do turista. O Marina da Sereia é um dos participantes. Além de possuir cardápio bilíngue, o restaurante contratou um garçom que fala inglês para receber os visitantes."Nossas expectativas são as melhores. É uma grande oportunidade de aumentarmos nossas vendas, e de sermos conhecidos não somente pelos turistas internacionais, mais também pelos visitantes da região", fala o gerente, Lucas de Oliveira.

Durante a Volvo Ocean Race, o Sebrae irá fazer uma divulgação abrangente da Via Gastronômica, distribuindo folders com informações de localização e da culinária das empresas envolvidas no projeto, que estão preparadas para receber os milhares de visitantes.

Na Vila da Regata a gastronomia também é uma atração à parte
A culinária de França, Portugal, Espanha, Brasil, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Nova Zelândia promete fazer com que o visitante viaje no mundo dos sabores. Nesta edição, haverá duas praças de alimentação, cada uma com quatro opções gastronômicas. Nas opções do cardápio “finger food”, estarão pratos que variam entre R$ 2,50 e R$ 30,00. Além disso, haverá o Restaurante Internacional no píer, uma Cafeteria no interior do Centreventos, um Bar no terraço de frente para a Vila da Regata e carrinhos de sorvete, açaí, pipoca e churros.

A novidade de 2015 para a praça de alimentação é que os pontos de vendas de tickets atuarão de forma integrada em toda a Vila da Regata. Por esse sistema, será possível mensurar o consumo de produtos e detectar quais pontos estão com maior demanda no atendimento, possibilitando que caixas extras sejam abertos nos horários de pico para que não haja longas filas.



Camboriú:
Prefeita Luzia recebe Plano Decenal da Infância e Adolescência 

Na tarde desta sexta-feira, dia 27, a Prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias e os secretários municipais, receberam da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social o Plano Decenal Municipal da Infância e Adolescência, do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).

O plano foi elaborado por um grupo de trabalho composto por integrantes das secretarias municipais e pela comissão de acompanhamento e avaliação, onde participaram os secretários do município, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


O PPAC é uma idealização da Fundação Abrinq aderido pelo município em 2013, que visa a construção do Plano Decenal da Infância e Adolescência, abrangendo políticas públicas como saúde, educação, assistência social, esporte e cultura. O plano tem como objetivo implementar e aprimorar  as ações voltadas para a área da criança e do adolescente em Camboriú.



Balneário Camboriú:
CVV realiza reunião na Câmara Municipal neste domingo (29)

Uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária. É com esta visão que o CVV (Centro de Valorização da Vida) completou em março 53 anos de fundação, sendo uma das organizações não governamentais (ONG) mais antigas do Brasil. Neste domingo (29) haverá uma reunião na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, das 8h às 18h, para os interessados em conhecer este trabalho voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Para participar é preciso ser maior de 18 anos, identificar-se com a proposta e ter o perfil de ser voluntário, colocando-se disponível à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupada com os sentimentos dela. A entrada é gratuita e quem quiser conhecer o trabalho do CVV poderá fazer as inscrições no dia ou pelo telefone: (47) 9982-4812.

O Comitê pró-CVV Balneário Camboriú, fundado em julho de 2014, tem o compromisso de abrir um Posto de Atendimento do CVV no município. As reuniões são realizadas na sede do Legislativo Municipal e integrantes já passaram por um treinamento do Programa de Seleção de Voluntários (PSV), no ano passado.

Segundo o coordenador nacional de expansão do CVV, João Régis da Silva, a participação da Câmara Municipal, em ceder provisoriamente o espaço para as reuniões, além do apoio da imprensa e da comunidade, auxiliam na caminhada para concretizar o sonho de ter um Posto em Balneário Camboriú.

O CVV é um serviço gratuito e realizado exclusivamente por voluntários desde sua fundação, em 1962. A entidade oferece apoio emocional às pessoas que sentem a necessidade de conversar de forma aberta e acolhedora, sem receber críticas, julgamentos ou cobranças, seja pelo telefone, Skype, chat, e-mail, carta ou pessoalmente.

Existem postos de atendimentos distribuídos por todas as regiões do Brasil, que somam mais de 2.500 voluntários. É garantido o sigilo, anonimato e a privacidade da conversa. Na última década foram feitos mais um milhão de atendimentos por ano.

Mais informações: João Régis da Silva (coordenador nacional de expansão) – (47) 9982-4812.

*****


VI Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina

A Escola do Legislativo "Deputado Lício Mauro da Silveira" convida a todos para o VI Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina, que se realizará nos dias 15, 16 e 17 de abril em Balneário Camboriú com local e programação que segue abaixo:

15 de abril – Quarta-feira
15h00 as 17h00 – Recepção, credenciamento
17h30 as 18h00 – Abertura Oficial e Lançamento da 2º Ed. Da Revista “Voto Feminino”
18h30 as 19h30 – Palestra: Inteligência Emocional Feminina
20h00 – Coquetel

16 de abril – Quinta-feira
08h30 às 10h30 – Mesa Redonda 1: Cases de Sucesso: (mediadora Ver. Silvana Bugnotto)
10h30 – 11h00 Intervalo
11h00 às 12h30 – Mesa Redonda 2: Cases de Sucesso: (mediadora Ver. Mariza Zan
12h30 – 13h30  Intervalo Almoço
13h30 – 14h00 – Apresentação Cultural
14h00 – 16h00 – Oficina de Comunicação
16h00 – 16h30  Intervalo
16h30 – 17h30 – Palestra: Reforma Política: Como as mulheres ficam?
18h00 – Encerramento

17 de abril – Sexta-feira
08h30 às 9h30  Apresentação das moções e Apresentação, discussão e avaliação da carta de 2014 - Escolha do município sede do VI Encontro/2016, mediadora – Ver. Silvana Bugnotto
09h30 – 10h30 Palestra Violência contra Mulher
10h30 às 11h30 – Encerramento: Eleição do Fórum
Mediadora: Mariza Zanoni
12h00 – Encerramento